sábado, 23 de outubro de 2010

RESENHA DO LIVRO: Seja Líder de Si Mesmo – O Maior Desafio do Ser Humano

Identificação da Obra: CURY, Augusto. Seja Líder de Si Mesmo – O Maior Desafio do Ser Humano, editora Sextante, 2004

Autor: Augusto Cury

Médico, psiquiatra, cientista, psicoterapeuta e escritor de literatura de auto-ajuda, brasileiro, pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Cury desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal, sobre o funcionamento da mente humana no processo de construção do pensamento e na formação de pensadores.

A obra começa com uma reflexão sobre quem somos e faz uma analogia psicológica sobre os mistérios da mente humana e dos processos de discriminação do sujeito enquanto ser importante na área da inteligência emocional, colocando o sonho, objetivos, metas de vida como foco principal da conquista da felicidade plena e da liderança de si mesmo.

O autor faz uma crítica inicialmente, as pessoas que sabem lidar somente com as conquistas da vida e não sabem lidar com as derrotas, esquecendo o lado interior, parte focal de seus estudos no ramo da psiquiatria e da psicoterapia. Ao focar com ênfase o lado de liderança e conhecimento de si mesmo, faz uma crítica ao ser humano quando o coloca como não sabedor da grandeza da inteligência humana, elevando a ciência enquanto fonte que explica tal abordagem.

Assim, o homem é visto como um artista no palco da vida e o único responsável pelas suas conquistas e derrotas no lado da emoção, uma vez que, cada ser humano é pensado como detentor de uma história magnífica, uma mente fantástica e um potencial intelectual grandicioso, mas freqüentemente desvalorizado. Coloca o maior desafio do ser humano como domínio de seu mundo intelectual, onde a mente humana revela que a obra-prima de um criador é fascinante. Valoriza a emoção como maior tesouro do homem, onde nenhuma riqueza o supera.

Em seguida coloca em discussão a questão da liderança de si mesmo, afirmando que nenhum ser humano brilha no palco do mundo senão antes no palco de sua inteligência, nos provocando uma inquietação e questionamento sobre o despreparo do homem com relação a ser líder de nós mesmos.

Pontua neste diálogo, uma grande lição para quem deseja ser líder de si mesmo, onde aprender a ser humilde para entender a grandeza da vida é o maior aprendizado da vida no campo da emoção. Neste sentido, ser ator principal da emoção significa refazer caminhos, reconhecer erros e aprender a deixar de ser aprisionado pelos pensamentos e emoções doentias, onde ser autor da nossa história é ter um eu consciente e líder.

Afirma que o eu precisa ser treinado neste processo de busca de liderança e conhecimento da personalidade humana e critica a educação por falhar no processo de educar os jovens para atuar no mundo interior.

Coloca como maior ensinamento, nos tornarmos líderes de nós mesmos e de nossas emoções, vez que precisamos ser treinados para ter proteção emocional e sermos os escritores da nossa história, cujo objetivo da obra é contribuir para tal treinamento.

Neste contexto, nos remete a estudar e refletir sobre como penetrar na mente humana com exemplos de textos, objetos de seus estudos e análises. Explica de forma prática e dinâmica como o homem nos momentos difíceis da sua vida, descem do palco e ser tornam espectadores das suas misérias emocionais.

No entanto, neste teatro da vida, da emoção, ser líder de nossas emoções é penetrar nela e não ficar na função de espectador passivo, vendo as derrotas da vida, da nossa história passar sem intervenção, sem nos tornarmos atores e autores delas.

Nos ensina que ser líder é saber lidar com os desafios e frustrações causadas por nós mesmos no alicerce da mente. Neste contexto, utiliza como base de seus estudos a Teoria da Inteligência Multifocal que procura entender o funcionamento da mente humana.

Conclusões:

Conforme exposto pelo autor, a inteligência humana continua sendo o campo de seus estudos na área psíquica e na busca de maiores conhecimento da mente humana e principalmente da emoção.

Assim, entendido seu legado na busca da liderança do sujeito no alicerce de suas emoções, nos propõe um exercício diário no treinamento da reeditação da memória e na criticidade, na dúvida e na determinação de nossos objetivos na vida.

Esta conclusão pode ser reafirmada pelas análises diferenciadas dos entendimentos, meios e reflexões práticas travadas ao longo de toda leitura realizada e contraposta pela análise unificada de suas conseqüências, métodos, ensinamentos e significados práticos.

Críticas:

Cabem aqui alguns comentários e reflexões:

Particularmente tenho tido, ainda nos dias de hoje, a oportunidade de ler as obras do autor Augusto Cury e praticar seus ensinamentos na busca de ser líder de mim mesmo e descubro que a cada dia que passa me torno um sujeito mais ativo, reflexivo, controlador de minhas emoções e dominador de algumas atitudes e frustrações criadas por minha mente.

Percebo que a superação diante das derrotas se torna reversíveis no campo de minhas emoções e pequenas diante de meus sonhos.

Entretanto não se observa, nos dias de hoje, com a mesma clareza que me percebo enquanto ator no palco de minha mente, este domínio nas pessoas por total, o que justifica toda teoria desenvolvida pelo autor em sua obra. Valendo-me de uma visão afirmativa de seus ensinamentos e reflexões. Concordando com sua teoria e ensinamentos.


4 comentários:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir