sábado, 23 de outubro de 2010

PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL e A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Estamos vivendo um momento de profundas transformações. A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes frente a nossa função de educadores.

Faz-se mister neste contexto, que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omissor, neutro, mas sim definindo para si de que lado está.

Neste sentido, é preciso repensar e revisitar constantemente suas crenças intrínsecas, sobre a representação que tem de educação, visto que a mesma e um processo dinâmico- não neutra.

Atualmente a desvalorização profissional e conseqüentemente incapacidade técnica, gera o problema de qualidade formal e política.

Frente a esta reflexão acima, o professor deve ter autoridade para poder ensinar e ser respeitado. Fazendo-se necessário um investimento na pessoa do profissional e na sua profissão.

Por convivermos numa sociedade seletista, classificatória e opressora é preciso engajar-se social e politicamente na transformação das estruturas opressivas da sociedade classista.

Parafraseando Freire, ser professor implica em um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado.

Ao professor cabe então a responsabilidade de exercer a função de socializar o saber a todos os alunos, lutando pela garantia e permanência de todos na escola, independente da classe social.

O papel do professor na sociedade atual é Fundamentals, pois é sua responsabilidade mediar e possibilitar as interações entre os alunos com o conhecimento como um processo de descoberta, de produção, troca e cooperação.

Diante do exposto, um professor ensina e educa. Lança as sementes do pensamento lógico e intelectual. Promove a integração na sociedade, promove os valores de trabalho.

REFERENCIAL TEÓRICO

GADOTTI, Moacir- Pedagogia da práxis, 2ª edição, São Paulo, Cortez, 1998.

MARIA, Edgar- Os sete saberes necessários, 3ª edição, São Paulo, Cortez, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário